Rússia actualiza lei criptográfica, proíbe a compra de bens com Bitcoin

A Rússia actualizou a sua lei criptográfica. Não é tão rigorosa como os esboços anteriores, mas tornou moedas como a Bitcoin basicamente inúteis.

Em resumo

  • A Rússia aprovou hoje um projeto de lei sobre ativos digitais em uma terceira e última leitura.
  • O projeto de lei dá status legal às moedas criptográficas – mas diz que elas não podem ser usadas para pagar por bens e serviços.
  • A Rússia tem tratado moedas como o Bitcoin com cepticismo há muito tempo.
  • A Rússia aprovou uma lei que reconhece legalmente moedas criptográficas como a Bitcoin – mas não permite que elas sejam usadas para comprar nada.

A terceira leitura da lei reconhece a moeda digital „como um agregado de dados eletrônicos capaz de ser aceito como meio de pagamento“ e lhe dá status legal, mas acrescenta que „não pode ser usado ao mesmo tempo para pagar por qualquer mercadoria de serviços“, informou hoje a agência de notícias TASS.

Ethereum não podem usá-los para grande parte do que quer que seja

Em maio, projetos de lei revelaram que compradores de moedas criptográficas como o Bitcoin poderiam receber multas pesadas ou até sete anos de prisão.

Uma lei dizia que a emissão de criptogramas na Rússia seria praticamente proibida e que aqueles que já possuem ativos digitais teriam que registrá-los junto às autoridades e dar explicações sobre como eles foram adquiridos.

Mas a versão aprovada da lei não é tão rígida – aqueles que detêm Bitcoin ou Ethereum não podem usá-los para grande parte do que quer que seja, embora a lei pareça dar aos detentores o direito legal de comprar e armazenar criptografia como um investimento sob certas condições. „A posse de moeda digital, sua aquisição e transferência por meios legais só é permitida se declarada“, diz a lei.

Vladimir Putin tenha dito anteriormente que a criptografia é um ímã para a atividade criminosa

Segundo a TASS, as moedas criptográficas „podem ser emitidas, compradas e vendidas e registadas no âmbito de sistemas de informação especiais“ e „os sistemas e os seus operadores devem estar em conformidade com as leis russas e estar registados num registo relevante mantido pelo Banco da Rússia“.

O relatório acrescenta que o Banco Central da Rússia desempenhará um papel importante na regulamentação. „O Banco Central terá o direito de determinar as características dos activos digitais acessíveis apenas por investidores qualificados“, informou a TASS.

As moedas criptográficas têm sido um tópico confuso na Rússia há muito tempo, sem um quadro legal real dado aos ativos digitais, embora o presidente Vladimir Putin tenha dito anteriormente que a criptografia é um ímã para a atividade criminosa.

E, ao contrário de muitos outros países em todo o mundo, o Banco Central da Rússia tem manifestado cepticismo em ter o seu próprio Banco Central Moeda Digital.